Tuíster da Cidade de São Paulo - Dia das Crianças 2019

Instituto Cultural Galeria do Rock 10/10/2019

Já sabe o que vai fazer no próximo dia 12 de outubro? Vem jogar com a gente!!!

Sábado: 12 de outubro às 11h na Galeria do Rock – 1º andar, próximo à fachada da Avenida São João.

 

Os patrimônios culturais fazem parte da história de uma cidade, de uma população, de um país. São eles que nos conectam à memória do território e da cultura em que vivemos. Para cuidar desses bens tão importantes, é preciso conhecê-los de verdade, para além do que dizem os livros. É preciso brincar com eles, se incorporar a eles. Esse é o objetivo do Tuíster da Cidade.

 

Com uma abordagem divertida e descontraída, o jogo apresenta os diversos tipos de patrimônio existentes em um centro urbano. A proposta do Tuíster da Cidade de São Paulo é mostrar os patrimônios do centro da cidade.

 

Em um tapete gigante, os jogadores encontram dezenas de bens culturais representados por bolas coloridas. Logo eles percebem que patrimônios não são apenas edificações e monumentos, mas também praças, parques, costumes, tradições.

 

Durante cada jogada, o corpo se transforma em ferramenta para conhecer e reconhecer os patrimônios. A cada giro da roleta, o jogador se desloca pelo tapete – e pela cidade – enquanto estabelece uma nova relação com o espaço em que vive. A roleta indica onde colocar os pés e as mãos, e assim as pessoas se espalham pelos patrimônios, pulando de um para o outro.

 

Através dos movimentos realizados pelos participantes, seus corpos se projetam sobre a cidade. Nesse processo, são reveladas distâncias, barreiras urbanas, localização dos pontos e noções de grandeza. Depois de cada rodada, sentamos em roda para conversar sobre a experiência e aprofundar os conhecimentos sobre os pontos visitados com os pés e mãos.

 

Após cada rodada, é realizada uma leitura das cartelas dos pontos pelos quais as pessoas passaram. Através de uma discussão com o restante do grupo, os participantes aprofundam, refletem e potencializam o conhecimento, as narrativas e o intercâmbio com o território debatido. Além de conceituar os tipos de patrimônio, coletamos experiências e sugestões, relações do patrimônio com o espaço público e o direito aos espaços coletivos.

 

O objetivo é fazer uma atividade com responsabilidade pedagógica que compactue com o conceito de educação integral. A proposta envolve o desenvolvimento de percepções e noções físicas, intelectuais, sociais, afetivas e simbólicas. Torna-se essencial utilizar o território como espaço de aprendizagem e referência para todos aqueles que o ocupam, seja essa ocupação de modo breve ou prolongado.

 

Mais informações escreva para nós: tuisterdacidade@gmail.com