O SEU JEITO DIFERENTE DE VESTIR

Veja como se vestiam cinco ícones do rock

Atualizada 06/07/2015 13:46

Que a moda está completamente ligada a manifestações culturais – e principalmente a rock – não é novidade. Com a proximidade do Dia Mundial do Rock, celebrado daqui uma semana, vamos lembrar de cinco roqueiros que mudaram a história da música e da moda. A presença deles foi muito além dos palcos – enveredou no guarda-roupa das pessoas e sua influência dura até os dias de hoje, como a jaqueta de couro.


1) Jaqueta de couro

Os anos 50 ficaram marcados pelo estilo clássico dos rebeldes da época se vestirem: jaqueta de couro preta usada com camiseta branca. E um dos ícones da música para esses jovens (e até hoje) foi Elvis Presley. Virou quase uma marca registrada do cantor que foi um dos primeiros a entoar o som do novo ritmo que avassalaria o mundo.  Rei do Rock, claro, acabou influenciando músicos que vieram depois e adotaram a mesma jaqueta, como os punks dos anos 1970. Mas foi Elvis, junto com os atores James Dean e Marlon Brando, que fizeram a peça ser considerada o símbolo da rebeldia.

2) Calça rasgada

Na Inglaterra dos anos 70, a banda punk Sex Pistols nasceu nos porões da loja de roupas da estilista Vivienne Westwood, que vendia suas criações ousadas e fetichistas. A loja virou de tudo para os integrantes da banda: ponto de encontro, local de ensaio e etiqueta preferida para compor os figurinos que compunham os shows antológicos, as calças rasgadas e cheias de alfinetes de segurança, correntes e couro. Sabe aquela sua calça destroyed, rasgada, desfiada? A culpa é do Sex Pistols. Aquela camiseta sem acabamento, com as mangas cortadas? Vem deles também.


3) Cabelos platinados e vestidos curtos

Debbie Harry estourou no final dos anos 70 liderando a Blondie, uma banda de rock que aos poucos adentrou na disco music. Com isso, a atitude punk de Debbie se misturava a muito lurex, paetês e músicas dançantes. Os cabelos platinados da cantora, vestidos curtinhos e brilhosos, maquiagem cintilante (tudo com uma atitude bem roqueira, claro) são usados até hoje.

4) Androgenia

O camaleão do rock David Bowie mudava de visual frequentemente. Sua fase mais icônica é a dos tempos em que ele interpretava o alienígena Ziggy Stardust. Muito brilho, cores fortes e roupas coladas. Era androginia pura! Bowie pintava o rosto com um raio e coletes coloridos e justíssimos. E você duvida que a moda pegou?

 

5) Roupa de menino, pra menina

Patti Smith foi de tudo um pouco: poetisa, artista visual e roqueira. A estrela transitou por vários meios durante os anos 70 e chamava a atenção por onde passava. Magérrima, ela gostava de usar roupas “de menino” como calças de alfaiataria, suspensórios, camisas brancas, gravatas e sapatos sociais. Esse estilo ficou conhecido como boyish. Volta e meia vemos alguma garota descolada usando looks bem parecidos com os de Patti.

O AUTOR

Tatiana Cavalcanti

COMENTÁRIOS

CURTA NO FACEBOOK

TWEETTS @GALERIADOROCK