O SEU JEITO DIFERENTE DE VESTIR

Apesar de não terem surgido no rock, elas viraram referência e símbolo de muitas bandas

Atualizada 13/07/2015 13:58

De estrelas do rock à rebeldes e estilistas de moda, todos já vestiram uma jaqueta de couro preta! E em tempos de inverno, não há nada melhor para compor o visual. Com ela no comando, tudo fica legal, a camisa de sua banda preferida, calça jeans ou também de couro, bandanas, e nos pés, botas, coturno ou o infalível All Star. 

Por mais que seja uma referência do rock, as jaquetas de couro não surgiram com ele. Tudo começou no período da Primeira Guerra Mundial. Os aviadores e membros do exército começaram a utilizá-la sem querer. Por se tratar de um material duradouro e resistente, eram excelentes para as batalhas diárias e para se proteger do frio. Mas não para por ai! Foi nessa mesma época que as pessoas foram mudando de comportamento, principalmente os jovens. Eles não queriam mais usar terno, gravata e manter um corte de cabelo comportado. Foi assim, com as jaquetas de couro, que se construiu uma nova maneira de ver e entender a moda, as pessoas apresentaram novas identidades, novas vivências e mudaram o estilo. 

Foi então que essa peça passou a representar aqueles que queriam ser eles mesmos, sem se preocupar em seguir convenções sociais e sem desejar ser aceito por ninguém. Desde então, o rock a apadrinhou. Quem a popularizou de verdade e revolucionou a moda nos anos 50, foi Elvis Presley. Com ele, a jaqueta de couro passou a ser encarada como presença de estilo. Nos anos 60, já tinha quem dava um toque a mais nelas, colocando pingentes, botões e adereços para fantasiar. 

Nos anos 80 e 90, algumas bandas de rock aderiram ao estilo. Iron Maiden, Metallica, Pearl Jam e Ramones foram um dos primeiros, dando uma certa agressividade ao visual. 

E hoje em dia você que possui uma dessas, fique tranquilo! Tudo vai morrer, e tudo vai voltar. Mas a sua jaqueta, são coringas no seu visual! É igual ao rock mesmo, não morrerá jamais! 

O AUTOR

Rafaela Landim

COMENTÁRIOS

CURTA NO FACEBOOK

TWEETTS @GALERIADOROCK