por
Marcos Chapeleta
Foto: Reprodução
Intervenção
‘Rock n’ Roll Salva’ conscientiza sobre Dezembro Laranja e Vermelho na Galeria
do Rock em parceria com Kiss FM
Foto:
Reprodução
A
Kiss FM, em parceria com o artista Didu Losso, leva a intervenção urbana Rock
n’ Roll Salva para a Galeria do Rock com o objetivo de conscientizar sobre as
campanhas Dezembro Laranja e Vermelho dedicadas à prevenção do câncer de pele e
HIV/Aids. Losso estilizou camisetas especialmente para a ação e para sorteio
entre os ouvintes da rádio durante a programação. As peças estão expostas
gratuitamente na Galeria do Rock até 15 de janeiro.
Além
de se cruzarem durante as campanhas de saúde de dezembro, câncer de pele e
HIV/Aids têm seus capítulos na história do rock. No começo de 2020, o vocalista
Bret Michaels, do Poison, declarou estar com câncer de pele. Já a Aids nos
tomou Freddie Mercury, Cazuza e Renato Russo.
Em
2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou a campanha Dezembro
Laranja com o objetivo de estimular a população na prevenção e no diagnóstico
precoce do câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele é a doença mais
incidente entre a população. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a
estimativa é que até 2022 ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo
os casos de câncer de pele não melanoma).
Desde
2017, dezembro também é dedicado à prevenção do HIV/Aids e a outras doenças
sexualmente transmissíveis com campanhas e conjunto de atividades com foco na
prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas
que vivem com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS,
celebrado no mundo inteiro no dia 1º de dezembro.
SERVIÇO:
Intervenção
‘Rock ´n´ Roll Salva’
Data:
até 15 de janeiro
Local:
Galeria do Rock – Av. São João, 439 – República, São Paulo/SP
Realização:
Rádio Kiss FM
Coordenação
de projeto: Paul Martins
Artista
Visual: Didu Losso
Camisetas:
Consulado do Rock e OfficialMerch
Redação:
Marcel Costa
Design:
Rodrigo Marquesini
Captação e edição de vídeo: AntonioFrugiuele
Parceiros: Galeria do Rock, Neoband e Funny Fluxo